Num 7 de setembro, o primeiro jogo no profissional, o primeiro gol de Pelé


Ele tinha somente 15 anos, havia chegado há pouco na Vila Belmiro e sequer havia assinado contrato, quando participou pela primeira vez de um jogo no time profissional. Foi num 7 de setembro, contra o Corinthians de Santo André, jogo que valia o ‘Troféu da Independência’, oferecido pela prefeitura local.

.

Sorte de quem aproveitou o feriado para ir ao estádio Américo Guazzelli. Puderam ver não só a estréia de Pelé como o primeiro dos seus 1.282 gols. Na condição de campeão paulista do ano anterior e atual líder, o Peixe era a grande atração do dia.

.

Transformando em números a superioridade técnica, os santistas já estavam com 5x0 no placar quando, aos 16 do segundo tempo, o técnico Lula resolveu tirar Del Vecchio, como forma de poupar o artilheiro do time, que dois dias depois voltaria a campo pelo estadual para encarar o XV de Jaú.

.

Em seu lugar, Pelé. Com 21 minutos em campo, o primeiro gol. Manuelzinho foi à linha de fundo e cruzou para trás. O garoto, que vinha entrando na área, dominou a bola, encheu o pé para dar início a uma contagem histórica.

.

O jogo terminou com 7x1 no placar, gols de Del Vecchio (2), Alfredinho (2), Álvaro, Jair Rosa Pinto e Pelé.

.

O Santos venceria o jogo com o XV de Jaú, dois dias depois, por 3x1, dentre outros até a partida final contra o São Paulo (4x2) e se tornaria bicampeão paulista. Em 1957, Pelé assinaria o seu primeiro contrato profissional e se tornaria, ao longo da temporada, titular absoluto.

.

Foto: José Dias Herrera